Embora os painéis solares venham com garantia de fábrica de muitos anos, os eventos de causa externa que podem danificar suas estruturas não estão amparados por essa garantia. Eventos como chuvas fortes, incêndio, granizo e raios podem causar grandes prejuízos para donos de sistemas solares. Por isso, contratar o seguro para seu sistema solar é tão importante quanto escolher uma boa marca de painéis.

Embora o Brasil seja um país pouco suscetível a eventos mais severos como furacões e tornados, os eventos climáticos acontecem no país com regularidade. Proprietários de sistemas solares em diversas áreas do país já sofreram prejuízos por conta de eventos climáticos. Quer ver alguns exemplos?

Listamos cinco casos reais de prejuízos causados por acidentes da natureza envolvendo painéis solares no Brasil:

Chuvas intensas em São Paulo

Em 2020, fortes chuvas atingiram a cidade de São Paulo, causando alagamentos e danos em diversos sistemas solares instalados em residências e empresas. Os painéis solares foram danificados pela água, afetando seu desempenho e requerendo reparos ou substituição.

Vendavais no Sul do Brasil

Em várias ocasiões, vendavais e tempestades intensas atingiram a região sul do Brasil, resultando em danos a sistemas solares. Os ventos fortes podem causar a queda de árvores, objetos voadores e danificar os painéis solares, exigindo reparos e substituição de componentes.

Granizo em Santa Catarina

Em 2019, uma tempestade de granizo afetou o estado de Santa Catarina, causando danos significativos em vários sistemas solares. O granizo pode perfurar os painéis solares, danificar os vidros e reduzir a eficiência energética dos painéis.

Incêndios no Pantanal

Os incêndios que atingiram o Pantanal brasileiro em 2020 causaram danos extensos à flora e fauna da região, mas também afetaram os sistemas solares instalados em fazendas e propriedades. As chamas e o calor intenso podem danificar os painéis solares, levando a perdas financeiras para os proprietários.

Deslizamento de terra em Santa Catarina

Em janeiro de 2021, fortes chuvas atingiram a região de Encosta do Sol, em Santa Catarina, causando deslizamentos de terra e enchentes. Várias residências e estabelecimentos comerciais que possuíam sistemas solares instalados foram afetados. O deslizamento de terra destruiu muitos painéis solares e danificou outros tantos, prejudicando seu desempenho e exigindo reparos ou substituição.

Esses casos reais demonstram como eventos da natureza podem causar prejuízos aos sistemas solares no Brasil. É importante estar preparado para esses riscos, implementando medidas de proteção adequadas, adquirindo seguro para os painéis solares e realizando manutenção regular para garantir o desempenho e a durabilidade dos sistemas.

Um seguro para o sistema fotovoltaico residencial, comercial ou industrial tem custo acessível e contratação bem simples. Faça a sua simulação aqui e proteja o seu investimento.